Cálcio: A chave para ossos fortes e saúde óssea ao longo da vida


O cálcio, além de ser o principal constituinte dos ossos, é um mineral fundamental para a manutenção de várias funções do organismo, como a contração muscular, coagulação do sangue, transmissão dos impulsos nervosos e secreção de hormônios. Ossos e dentes armazenam 99% do total de cálcio presente no corpo. O resto circula no sangue. É necessário que os níveis sanguíneos de cálcio se mantenham em patamares seguros e específicos, para realizar suas funções. Se houver deficiência desse mineral na alimentação, o organismo terá que mobilizar suas reservas. Os ossos funcionam como o grande reservatório de cálcio, além de sustentarem e protegerem o corpo. A falta de cálcio na dieta pode fazer com que o organismo retire-o dos ossos para manter seus níveis no sangue em equilíbrio. Dietas deficientes em cálcio estão associadas ao rareamento e estreitamento do tecido ósseo, conhecido como osteoporose.




Alimentos ricos em cálcio:

- Lacticínios: Os produtos lácteos são ricos em cálcio e são facilmente digeridos e absorvidos pelo organismo. Alimentos com cálcio incluem leite, iogurte, queijo e Milk shakes.
- Legumes e verduras: Muitos vegetais, especialmente os de folhas verdes, são alimentos ricos em cálcio. Tente nabiças, mostarda, couve, couve, alface, aipo, brócolos, erva-doce, repolho, abobrinha, feijão verde, couve de Bruxelas, espargos e cogumelos.
- Feijão: Os feijões são uma fonte rica de cálcio, tente feijão preto,feijão, feijão branco, e ervilhas.
- Ervas e temperos: Para um saboroso impulso de calcio, mas pequeno, tente o sabor da comida com manjericão, endro, erva tomilho, canela, folhas de hortelã-pimenta, alho, orégano, alecrim e salsa.
- Outros alimentos: Outros alimentos bons para os ossos incluem salmão, tofu, laranjas, amêndoas, sementes de gergelim, melaço, e algas marinhas. Boas fontes de cálcio são também, cereais e sumo de laranja.


<<voltar


Outras empresas do grupo BR 040 KM 688 Pavilhão H Loja 14
Bairro Guanabara Contagem - MG

Tel: (31) 3394-1079